Em uma sessão realizada nesta terça-feira, dia 11, foram definidos os dois escolhidos que agora fazem parte do Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJPA). Tratam-se dos juízes Abraham Peixoto Campos Filho e Onilza Abreu Gerth.

De acordo com o TJAM, Abraham Peixoto Campos Filho foi eleito pelo chamado critério de merecimento, ganhando 16 votos. Já Onilza Abreu Gerth foi escolhida por aclamação seguindo o critério de antiguidade.

A sessão, realizada por videoconferência, foi realizada pelo desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira. Segundo o TJAM, a posse dos novos desembargadores ainda terá uma data definida e também será realizada de maneira virtual.

Com 59 anos, Onilza Abreu Gerth é graduada em Direito, especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Amazonas, e Doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Católica de Santa Fé, da Argentina.

Atuou como juíza eleitoral nas Comarcas de Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira. Em 1994 foi promovida por merecimento para a 8.ª Vara Cível da capital; já foi designada para atuar como juíza auxiliar da Presidência, da Vice-Presidência e da Corregedoria-Geral de Justiça; integrou a Turma Recursal, atou na Ouvidoria do TJAM e na Casa da Cidadania.

Ao 56 anos, Abraham Peixoto Campos Filhos é graduado em Direito pela Universidade do Amazonas; e é titular da 16.ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho de Manaus.

Atuou como juiz em Jutaí e São Sebastião do Uatumã antes de ser promovido para a capital; foi juiz eleitoral em várias cidades; desembargador do Tribunal Regional Eleitoral; juiz de Turma Recursal, auxiliar da Presidência, da Vice-Presidência e da Corregedoria; e também passou pela Associação dos Magistrados do Amazonas.