Morreu, aos 77 anos, o cantor e compositor Genival Cassiano dos Santos, no Rio de Janeiro. Autor dos sucessos “Primavera” e “Eu amo você”, interpretados por Tim Maia, Cassiano ficou conhecido como um dos grandes nomes do soul brasileiro.

O artista estava internado desde o fim de abril no Hospital Carlos Chagas, após dar entrada apresentando um estado grave de pneumonia e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

A secretaria de Saúde do Estado do Rio emitiu uma nota informando que Cassiano morreu na tarde desta sexta-feira (7).

“A direção do Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC) lamenta a morte de Genival Cassiano dos Santos, nesta sexta-feira, dia 07.05, às 16h30m. O paciente esteve internado na unidade desde o dia 25 de abril, em estado grave, com pneumonia e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). De acordo com a direção, o paciente morreu por choque séptico pulmonar”, informou o boletim.

Carreira

Natural de Campina Grande, Paraíba, Genival Cassiano dos Santos nasceu em 16 de setembro de 1943. Adotou apenas Cassiano como nome artístico, quando mudou-se para o Rio de Janeiro com a família, na década de 1940.

No Rio, trabalhou como assistente de pedreiro e foi nessa época que aprendeu com o pai os primeiros acordes de bandolim e violão.

Iniciou a carreira aos 21 anos, tocando violão no “Bossa Trio”, que daria origem ao grupo vocal Os Diagonais.

Em 1969, com o grupo, gravou alguns compactos e o músico se tornou conhecido em 1970, quando participou como guitarrista no primeiro disco de Tim Maia.

Foi cantor, compositor e guitarrista, um percursor da música soul no Brasil. A amizade do artista com o músico Tim Maia rendeu parcerias de sucesso, como as canções “Primavera”, e “Eu amo você”, composições de Cassiano eternizadas pela voz de Tim Maia.

Canções do artista também foram interpretadas por outros cantores brasileiros, como a música “Mister Samba”, na voz de Alcione, e “Morena”, interpretada por Gilberto Gil.

Do CNN Brasil