Após uma semana uma semana trágica em que o Brasil atingiu a triste marca de 400 mil mortos pela Covid-19, o Ministério da Saúde prevê total de 34 milhões de doses durante o mês de maio. Até o próximo domingo, o MS vai receber 12 milhões de doses para impulsionar a campanha de imunização contra a Covid-19.

Nas últimas 24 horas, foram quase 8 milhões de doses recebidas de três laboratórios. Na última quinta-feira (29), o primeiro lote com 1 milhão de doses da vacina da Pfizer foi recebido e deve começar a ser distribuído na segunda. O governo federal também confirmou a chegada de mais 4 milhões de doses da vacina de Oxford até domingo, através do consórcio Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Fiocruz também liberou nesta sexta seis milhões e meio de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca – a maior entrega da fundação até o momento. Além dessas, o Instituto Butantan entregou mais 420 mil doses da CoronaVac na última sexta (30).

Até o momento apenas 15% dos brasileiros tomaram a primeira dose da vacina. Em um evento na OMS, o atual Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prometeu vacinar todos os brasileiros até o final do ano.

“Temos doses suficientes já para o segundo semestre. É possível garantir que, até o final do ano 2021, tenhamos a nossa população inteiramente vacinada”, garantiu o ministro da saúde Marcelo Queiroga.