O Brasil alcançou a lamentável marca de 400 mil mortos pela covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registrados 3.001 novos óbitos. Dessa forma, o total de pessoas mortas em razão da pandemia da Covid-19 chegou a 401.186.

Os estados com mais mortes pela covid-19 por número de óbitos são: São Paulo (95.532), Rio de Janeiro (43.965), Minas Gerais (33.041), Rio Grande do Sul (24.753) e Paraná (22.229). Já as unidades da Federação com menos óbitos são Roraima (1.503), Acre (1.525), Amapá (1.536), Tocantins (2.529) e Alagoas (4.200).

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou uma nota lamentando as 400 mil mortes. “O número reflete a dor de famílias que perderam pais, avós, filhos e irmãos de forma rápida, violenta e muitas vezes solitária. Reflete também erros de condução e a ausência de coordenação centralizada no nível federal”.

Os secretários estaduais de Saúde insistem na necessidade de ampliar a vacinação contra a covid-19 e de uma ampla campanha de comunicação para destacar a importância das medidas de prevenção e garantir adesão à vacinação.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) também fez um comunicado no qual se solidariza com as famílias dos mortos e critica as ações do governo federal. “A ausência de coordenação nacional, o desfinanciamento deliberado do Sistema Único de Saúde (SUS) e a negação com motivação ideológica para compra das vacinas contra a covid-19, no momento em que precisávamos ter adquirido, são alguns dos inúmeros motivos que tornam a atual gestão como a grande responsável pela barbárie que vivemos”, ressaltou o texto.

As informações estão disponíveis na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite dessa quinta-feira (29), e é elaborado a partir dos dados sobre casos e mortes levantados pelas autoridades locais de saúde. No Amazonas, esses dados são fornecidos pela Fundação de Vigilância em Saúde, e podem ser acessados clicando aqui