Através da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), a Prefeitura de Manaus realiza parceria de qualificação profissional com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-AM) a partir do mês de maio. No próximo dia 3, próxima segunda-feira, as datas de inscrições, cursos ofertados e demais programações serão divulgadas.

O projeto “Sine Jovem” tem como missão promover políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda, desenvolvimento social e econômico, no intuito de disponibilizar qualificação profissional ao jovem que está em busca do primeiro emprego, apoiando sua entrada no mercado de trabalho e oferecendo mão de obra qualificada para jovens entre 14 e 29 anos, cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental ou com ensino médio completo.

O projeto “Qualifica Manaus” também deve proporcionar qualificação para empreendedores, que atuam nas feiras e mercados e trabalhadores cadastrados no Sine Manaus e possibilitar o desenvolvimento de seus negócios, com idade a partir dos 18 anos e ensino fundamental incompleto.

De acordo com a diretora de Qualificação Profissional da Semtepi, Rayana Pinho. “O mercado de trabalho é um meio bastante competitivo, no qual se destacam aqueles que mais investem em qualificação profissional, tendo em vista que as empresas estão em busca de profissionais que não só consigam desempenhar funções, mas que também possam agregar à organização com habilidades, visões e estratégias. Diante disso, ressaltamos a importância da nossa secretaria para a cidade de Manaus, pois realizamos um excelente trabalho, oferecendo qualificação profissional gratuita para a população”, pontuou.

Os cursos normalmente demandados pelas empresas no Sine Manaus são: Atendimento ao Cliente; Técnicas em Vendas; Treinamento Básico Operacional (TBO); Almoxarife; Técnicas de Corte de Peixe; Realidade Virtual e Aumentada e Robótica Básica.