Na manhã desta terça-feira (27), o Fundo de Investimento Russo afirmou que os comentários da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a vacina Sputnik V estão “incorretos”.

No Twitter, o fundo russo alegou que a decisão da Anvisa, em não aprovar a importação do imunizante, foi motivada por razões políticas e não tem nada a ver com “acesso à informação ou ciência”.

A postagem diz, ainda, que o Departamento de Saúde dos Estados Unidos persuadiu o Brasil a rejeitar a vacina Sputnik V contra a Covid-19 e que o povo brasileiro aguarda a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na segunda-feira (26), a Anvisa negou a importação da vacina Sputnik V, imunizante russo desenvolvido pelo Instituto Gamaleya contra a Covid-19.

A importação e o uso foram rejeitados por 5 votos a 0. Todos os diretores seguiram o voto do relator, o diretor Alex Campos Machado, e das áreas técnicas da agência.

As principais gerências consultadas, a de Medicamentos e Produtos Biológicos, a de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária e a de Inspeção e Fiscalização Sanitária recomendaram aos diretores que rejeitassem o pedido de importação.

Da Gazeta Brasil