A Ordem de Advogados do Brasil do Amazonas afastou por 90 dias o advogado suspeito de ter tentado assassinar a ex-namorada Teresa Victória Mota Pinheiro, de 22 anos. Em nota, o órgão destacou que a decisão se deu por conduta incompatível com a dignidade da advocacia.

A suspensão, segundo a presidente da OAB-AM Grace Benayon, se deu com a decisão unânime do Tribunal de Ética e Disciplina, que afastou Marcelo Oliveira Golçalves, de 40 anos, por considerar sua conduta incompatível com a dignidade da advocacia, tendo em vista o episódio de agressão à ex-namorada em março deste ano.

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil afirmou que o Tribunal de Ética de Disciplina do órgão dispõe de farto acervo de julgados.

Relembre o caso

No dia 21 de março, a ex-namorada do advogado, Teresa Victória Mota Pinheiro, procurou a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher para registra o caso de violência sofrido por Marcelo.

Em depoimento à polícia, ela relatou que foi sequestrada, ameaçada e quase estrangulada até a morte pelo ex. O caso ocorreu no bairro Aleixo, Zona Norte de Manaus.

A vítima disse ainda, que na tarde daquele mesmo dia havia recebido uma ligação de Marcelo, na qual ele mesmo lhe advertia ela estava sendo perseguida por um homem armado e que ela seria baleada, caso não fosse até a residência dele de imediato.

Ao chegar em frente ao imóvel do advogado, Marcelo teria entrado no veículo dela e tentado estrangulá-la.

De acordo com Teresa Victória, a agressão foi tão forte, que ela desmaiou, marcas da esganadura também ficaram em seu pescoço, escoriações profundas que ela chegou a mostrar. Além disso, Marcelo teria furtado o celular dela.

Após a instauração do inquérito policial, a Justiça expediu o mandado de prisão em nome do advogado, que foi cumprido.

Marcelo foi localizado na casa da mãe dele. o advogado chegou a tentar fugir pelos fundos do imóvel no momento da prisão, mas foi detido em seguida pelos policiais. À época foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no condomínio onde o advogado mora, na avenida Torquato Tapajós, na Zona Norte de Manaus.

Além da tentativa de feminicídio, Marcelo Oliveira Gonçalves também chegou a ameaçar a delegada Débora Mafra, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM). Segundo a polícia, a profissional teria sido ameaçada pelo jurista no momento em que cumpria o mandado de prisão, na quinta-feira (08/04).

“Na hora que repassei os documentos, ele disse a mim, em tom de ameaça: ‘você vai ver o que vai acontecer com você’. No mesmo instante, gritei para todos se atentarem ao que ele havia dito e o avisei que ele iria receber flagrante por coação no curso do processo. Por isso, o advogado foi preso tanto pelo mandado de prisão, por tentativa de feminicídio, quanto em flagrante, por querer me intimidar pelo fato de eu estar à frente do inquérito policial”, destacou a delegada Débora Mafra.

“Realizamos um exame de corpo de delito que comprovou as agressões. Ela ficou com uma grande marca no pescoço e também com bolsas de sangue nos olhos. Esse foi o segundo Boletim de Ocorrência que ela havia registrado contra ele, pois no primeiro processo a vítima havia desistido. Alertamos para que as mulheres não desistam do processo, se mais vítimas denunciassem, menos feminicídio nós teríamos”, explicou a titular da Especializada.