Nesta quinta-feira (22) a família de uma idosa de 71 anos que lutava contra Covid-19, denunciou sua morte após ser submetida a sessões de nebulização com hidroxicloroquina. O caso ocorreu em fevereiro deste ano no Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara, a 176km de Manaus. Recentemente uma grávida morreu em Manaus após procedimento semelhante no Instituto da Mulher Dona Lindu.

Foto: Divulgação

O tratamento de pacientes com nebulização de hidroxicloroquina é considerado ineficaz pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A denúncia foi recebida pelo deputado estadual, Dermilson Chagas (Podemos). “Além dessa morte, a denúncia informa que existe médico sem CRM e sem Revalida atuando naquela unidade de saúde e também que aconteceram mais de 100 mortes. Peço ao Ministério Público do Estado do Amazonas e ao Ministério Público Federal que investiguem a fundo porque vão descobrir muitas irregularidades”, afirmou.

Embora defendida por políticos, a hidroxicloroquina não teve eficácia comprovada contra a Covid-19. A família optou por não divulgar o nome da idosa.