A  Indonésia está procurando por um submarino desaparecido nesta quarta-feira (21) com 53 pessoas a bordo. A ação de regaste conta com a ajuda das vizinhas Austrália e Cingapura na caça, disseram autoridades indonésias.

Em um comunicado publicado na noite de quarta-feira, o Ministério da Defesa da Indonésia disse que o KRI Nanggala-402, um submarino alemão, perdeu contato durante um exercício no Estreito de Bali – um trecho de água entre as ilhas de Java e Bali que se conecta ao Oceano Índico e o Mar de Bali.

O submarino pediu permissão para submergir às 3 da manhã do horário local antes de perder o contato. O comunicado acrescentou que um vazamento de óleo foi visto em monitoramento aéreo perto do ponto de mergulho, por volta das 7h, horário local.

No início da quarta-feira, o chefe militar Hadi Tjahjanto disse à Reuters que eles estavam “procurando nas águas de Bali, a 96 quilômetros de Bali, por 53 pessoas”. Cingapura e Austrália se ofereceram para fornecer assistência.

O KRI Nanggala-402 de 1.395 toneladas foi construído em 1977 pela empresa de construção naval alemã Howaldtswerke-Deutsche Werft (HDW) e ingressou na Marinha da Indonésia em 1981, de acordo com a declaração do Ministério da Defesa.

O submarino passou por uma reforma de dois anos na Coreia do Sul, concluída em 2012, de acordo com o site do secretariado do gabinete da Indonésia. No passado, a Indonésia operou uma frota de 12 submarinos adquiridos da União Soviética para patrulhar as águas de seu extenso arquipélago.

Mas agora tem uma frota de apenas cinco, incluindo dois submarinos Tipo 209 de construção alemã e três navios sul-coreanos mais novos.

A Indonésia tem procurado atualizar suas capacidades de defesa, mas alguns de seus equipamentos ainda em serviço são antigos e ocorreram acidentes mortais envolvendo, em particular, aviões de transporte militares antigos nos últimos anos.

Com informações da Reuters