Dos 225 países do mundo, somente oito permitem a entrada livre de brasileiros em suas fronteiras: Afeganistão, Albânia, México, Costa Rica, Nauru, República Centro Africana e Tonga. O restante impôs medidas de restrição e até proibição de pessoas vindas do Brasil temendo as novas variantes do novo coronavírus que estão surgindo e circulando no país.

No total,  217 países têm impedimentos à entrada de pessoas vindas do Brasil, de acordo com o levantamento do site de viagens Skyscanner. 114 países têm fortes restrições — entre eles, os destinos mais procurados por brasileiros em 2019, como Estados Unidos, Argentina, Chile, França, Reino Unido e Itália.

Na contramão das outras grandes economias, o Brasil tem visto seu número de casos e mortes de coronavírus aumentar nos últimos meses enquanto a vacinação progride a passos lentos. A ampla circulação do vírus devido às ineficazes medidas de distanciamento social tem gerado novas variantes do sars cov-2, o que despertou a atenção global para o país.

O temor de uma nova onda de Covid-19 fez com que vários países impedissem a entrada de pessoas vindas do Brasil em suas fronteiras. O mais recente a aumentar restrições foi a França, que anunciou na terça (13) que suspenderá todos os voos entre os dois países sem data para retomada.

Mesmo permitindo o desembarque, Nauru, Costa Rica e a República Centro Africana exigem exames, quarentenas ou seguros de vida dos passageiros.

O Afeganistão, a Albânia, a Macedônia do Norte e o Reino de Tonga não possuem restrições.

Do IG