O presidente da comissão de investigação da CPI da Covid será o senador Omar Aziz (PSD-AM). Renan Calheiros será (MDB-AL) será o relator. Dentre outros assuntos, a da CPI irá  abordar a conduta do Governo Federal durante a crise da falta de Oxigênio em Manaus em janeiro. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (16).

Com a maior bancada do Senado, o MDB não abriu mão da presidência ou da relatoria. Renan Calheiros chega ao posto com o apoio dos oposicionistas ao governo e dos senadores chamados “independentes”. O emedebista é crítico ao presidente Jair Bolsonaro.

Apesar da definição dos nomes responsáveis pela investigação, ainda não ficou definido se a CPI trabalhará de forma remota, semipresencial, ou totalmente presencial.

O senador Omar Aziz, também na quarta-feira, afirmou que a comissão deve se valer de todos os protocolos sanitários e da tecnologia para começar as atividades o quanto antes. “Esta comissão tem um perfil mais independente do que pró-governo. O Senado não tem Centrão, é muito independente. Será uma CPI muito isenta, sem procurar crucificar ninguém. Mais voltada para identificar problemas e buscar soluções”, disse.

A CPI também deve investigar o uso de recursos federais nos repasses a estados e municípios.