Conteúdo sobre tratamento precoce contra a covid-19 receberão selo no Facebook e no Instagram, especialmente em postagens que discutem tratamentos alternativos à vacinação. Conforme anúncio de Mark Zuckerberg feito nesta terça-feira (13), o selo usa dados da Organização Mundial da Saúde. Haverá também o alerta: “Alguns tratamentos contra a covid-19 não aprovados podem causar danos graves.”

Além disso, publicações “falsas” sobre a pandemia serão removidas da plataforma. Para controlar o processo, o Facebook delegou a tarefa a agências de checagem. Qualquer pessoa que publicar fake news sobre o assunto, será punida e pode perder o alcance ou ter a conta suspensa.

Serão lançados rótulos em inglês, espanhol, português, francês, indonésio e árabe em todo o mundo nas próximas semanas com um link para a Central de Informações sobre o COVID-19.

O Facebook também contratou agências verificadoras de fatos que analisam conteúdos  e quando são detectados como falsos, tanto no Facebook quanto no Instagram tem seu alcance reduzido.