A Campanha de Vacinação contra Influenza (Gripe) na cidade começa na próxima segunda-feira, 12, da 23ª e vai atender inicialmente crianças na faixa etária de seis meses a menor de dois anos, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias).

“Nesta primeira remessa, recebemos pouco mais de 90 mil doses para começarmos a imunizar nossa população contra a gripe. Com base neste quantitativo, os técnicos da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) priorizaram esses públicos para receberem logo a vacina. Com a chegada de novos lotes, iremos expandir a imunização para mais grupos prioritários, conforme estabelece o Ministério da Saúde”, assegura o prefeito de Manaus, Davi Almeida.

As pessoas que se enquadram no público-alvo para receber a vacina, devem procurar uma das 171 salas de vacina nas Unidades de Saúde e a orientação é que o cartão de vacina seja apresentado no posto, no momento da imunização. As salas de vacina foram organizadas para evitar o risco de transmissão do novo coronavírus, mas gestantes e puérperas devem manter os cuidados indo ao posto utilizando máscaras, e a criança deve ir acompanhada de apenas um responsável, reduzindo riscos de aglomeração nas Unidades de Saúde.

Os endereços podem ser consultados no link https://semsa.manaus.am.gov.br/programa-de-imunizacoes/salas-de-vacina/

“O público-alvo para a vacinação contra Influenza é formado por 17 grupos prioritários, que serão atendidos em três etapas, iniciando no dia 12 de abril e finalizando no dia 9 de julho. A vacinação vai contemplar todas as pessoas dos 17 grupos, a partir de um calendário organizado pela Semsa, o que será divulgado seguindo o cronograma de entrega das doses ao município”, informa a secretária municipal interina de Saúde, Aline Rosa Martins.

Atenção aos seguintes grupos prioritários que serão atendidos até 9/7 : crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas (mães no pós-parto até 45 dias); povos indígenas; trabalhadores de saúde; idosos com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiências permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes sob medidas socioeducativas.

A previsão é que sejam imunizadas 642.003 da pessoas que englobam todos os 17 grupos prioritários no município de Manaus.

“A meta é vacinar no mínimo 90% do público-alvo. E é muito importante que as pessoas compareçam a uma sala de vacina para se imunizar contra a Influenza, que é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é altamente transmissível, lembrando sempre de apresentar o cartão de vacina”, ressalta Isabel.

Covid-19

Como a campanha contra a Influenza acontecerá de forma simultânea à vacinação contra a Covid-19, a orientação é que a aplicação aconteça com um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas.