Pelo segundo ano consecutivo, a cerimônia de Via-Sacra, celebrada pelo Papa Francisco nesta Sexta-Feira Santa (2), foi realizada sem a tradicional multidão de fiéis, na Praça São Pedro, no Vaticano.

Na cerimônia, o pontífice remonta os passos do sofrimento de Jesus antes de ser crucificado. Este ano, “as crianças e suas cruzes” estiveram no centro da cerimônia.

No cenário quase deserto no Vaticano crianças foram convidadas para “carregar a cruz”. 14 estações foram colocadas ao redor do obelisco da praça e ao longo do caminho que leva à entrada da Basílica. Tochas no chão traçaram o caminho, formando uma grande cruz luminosa. A cada etapa do calvário, havia um desenho de uma das crianças e uma oração.

Por causa da terceira onda de Covid-19 na Europa, as tradicionais celebrações da Semana Santa acontecem com pouco público e distanciamento obrigatório.

Na semana passada, o Vaticano havia confirmado que todos rituais seriam realizados de dentro dos muros da Cidade-Estado sede da Igreja Católica.