O desembargador Djalma Martins da Costa, 75, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), morreu vítima do novo coronavírus (Covid-19) nesta quinta-feira (1°). A informação foi confirmada pelos familiares.

Djalma Martins estava internado em uma unidade hospitalar há quase 50 dias para tratamento contra a Covid-19.

O desembargador é natural de Boca do Acre, distante a 1.126 quilômetros de Manaus, e foi o primeiro diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), era pós-graduado em Direito Público e autor do livro “Inexigibilidade de Conduta Diversa”, pela Editora Forense.

Antes de ingressar na Magistratura Estadual, por meio do Quinto Constitucional, em 29 de junho de 1989, pertencia aos quadros do Ministério Público do Amazonas.

Djalma Martins exerceu diversas funções ao longo de sua carreira no Poder Judiciário. Na Corte Eleitoral, foi nomeado para a Vice-Presidência, Corregedor-Geral e exerceu também a Presidência desse Tribunal no período de 1995 a 1996.

Na Justiça Estadual, foi presidente do TJAM entre os anos 2000 e 2002; presidiu a 1.ª Câmara Cível, além da 1.ª e 2.ª Câmaras Criminais. Atuou, ainda, como governador em exercício do Amazonas.

Em nota, o desembargador Domingos Chalub, presidente do TJAM, lamentou a morte de Djalma Martins. Ele relembrou a trajetória do magistrado.

“Era magistrado proveniente do quinto constitucional e foi presidente do Tribunal de Justiça, dedicou mais de três décadas ao exercício da magistratura, sendo reconhecido pela comunidade amazonense por seus conhecimentos jurídicos e formação humanística A perda de figura tão importante é extremamente dolorosa, com a solidariedade à família e amigos neste momento”, disse.

A Associação de Magistrados no Amazonas (Amazon) também emitiu nota de pesar sobre o falecimento e desejou condolências aos familiares e amigos.

“A Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon) informa, com pesar, o falecimento do Desembargador Djalma Martins da Costa, irmão do magistrado Divaldo Martins da Costa, e pai do magistrado Marco Antônio Pinto da Costa.

A Amazon externa sinceras condolências e se solidariza, neste momento de dor, com familiares e amigos.”