Após receberem denúncias informando que entorpecentes estavam sendo transportados dentro de botijas de gás, agentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) realizaram a apreensão de uma tonelada de entorpecentes. A ação ‘Pronta Resposta’ ocorreu na tarde de quinta-feira (25), em um porto localizado no bairro Distrito Industrial, zona sul da Manaus. As drogas foram encontradas em botijas de gás, gerador de energia e toneis de óleo, que estavam em uma balsa com destino a capital amazonense.

O secretário de Segurança, Coronel Louismar Bonates, a delegada-geral da Polícia Civil, Emília Ferraz, e o chefe de Estado Maior da Polícia Militar, Coronel Dias Figueiredo, realizaram coletiva de imprensa para detalhar a ação, nesta sexta-feira (26).

A ação policial contou com a Polícia Militar, com participação de policiais da Companhia Independente de Operações com Cães (Cipcães) e de alunos soldados, e da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Durante a abordagem, três homens responsáveis pela droga, de 23, 33 e 45 anos, foram presos. A operação para retirar todo o material ilícito deve levar, pelo menos, uma semana. Policiais militares da Companhia de Policiamento com Cães (Cipcães) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas participam da ação.

Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates,

A balsa com os entorpecentes vinha sendo monitorada desde a saída, em Tabatinga. Foi um trabalho excelente das polícias. Ela vinha acondicionada em botijões de gás e tonéis de óleo, material que seria reciclado. Esse trabalho deve demorar alguns dias, pois são muitos botijões para vistoriar”, informou.

De acordo com os agentes, na noite da última quarta-feira (24) foi recebida uma denúncia informando sobre uma balsa que transportava aproximadamente 16 mil botijas de gás, sendo 48 delas com drogas escondidas. Os policiais montaram campana e na tarde de quinta-feira, flagraram a balsa chegando ao local. Foi apreendida uma tonelada de drogas entre skunk, cocaína, pasta base de cocaína e oxi.

O material aprendido e os homens detidos foram encaminhados ao Departamento de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil onde prestaram depoimento. O material apreendido foi levado ao Instituto de Criminalística (IC) onde passará por perícia.

Pronta Resposta

O secretário de segurança disse ainda que a SSP implantou a ação “Pronta Resposta” para apurar as denúncias oriundas do 181 e do site da SSP, no www.ssp.am.gov.br.
“Nós criamos agora um serviço de pronta resposta. Você liga para o 181, ou denuncia no site da SSP, e nós enviamos a polícia, dando um retorno imediato. Com esse trabalho nós já prendemos envolvidos com a criminalidade”, destacou Bonates.