Os canais oficiais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) transmitiram o resultados das eleições para reitor da instituição, na noite desta quinta-feira (25), e o professor Sylvio Puga foi reconduzido ao cargo de reitor da Ufam, para o período de 2021 a 2025.

Silvio Puga disputou o cargo com a professora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe na chapa ‘Experiência para decidir, coragem para fazer’.

A votação, realizada integralmente em plataforma remota, tanto em Manaus quanto nas unidades acadêmicas fora da sede, entre os três segmentos da comunidade universitária, pode ser realizada até as 19h desta quinta-feira (25).

Foram contabilizados 9.405 votos, sendo 1.678 de professores, 1.377 de técnico-administrativos e 6.350 de estudantes. Foram registrados ainda 50 votos em branco e 80 votos nulos.

A chapa 21 ‘Ufam+’, que teve como candidato a reitor o professor Marco Antônio de Freitas Mendonça e o professor Raimundo Ribeiro Passos, como candidato a vice-reitor, recebeu 49,36% dos votos; a chapa 33 ‘Experiência para decidir, coragem para fazer’, que teve como candidatos o professor Sylvio Puga e a professora Therezinha Fraxe, como candidata à vice-reitora. recebeu 50,64% dos votos,

Sylvio Puga, agradeceu a Comissão Eleitoral, formada pelas Entidades Representativas da Ufam, e a comunidade universitária.

“Finalizado o processo, agora, temos que trabalhar não mais com chapas, mas em favor da Ufam. Eu, reitor reeleito, e a professora Teca Fraxe, vice-reitora eleita, vamos ouvir todos da nossa comunidade, sem exceção, para que nós possamos pensar efetivamente para nossa segunda gestão […} Para esta gestão, a Ufam terá um reitor mais próximo da comunidade”, destacou.

A vice-reitora eleita, professora Therezinha Fraxe, reiterou a unidade da Ufam.

“É nessa única Ufam, da capital e dos campus do interior, que estaremos juntos com os discentes, docentes e técnicos- administrativos. Agradeço a todos pelos votos e pela esperança depositada a mim e ao professor Sylvio Puga”, finalizou.

professor Sylvio Puga,professora Therezinha Fraxe,reitor da Ufam,Silvio Puga,vice-reitora eleita,Votação