Esse foi um ano atípico, não somente pelos decretos governamentais, em decorrência da pandemia de Covid-19, mas também, as diretivas e tratativas com que o cenário político tem tomado.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), por exemplo, com a saída de parlamentares de ‘peso’ na Casa, pode se esperar muita dança das cadeiras, não somente no parlamento estadual, como também na recondução de secretários em órgãos e secretarias do Amazonas.

Com Alessandra Campêlo, na Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), nomeada no mesmo dia em que Josué Neto, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), foi empossado, última quarta-feira (17), as possíveis mudanças já podem aparecer ainda neste semestre.

Quem deve assumir a cadeira deixada por Alessandra é o suplente Angelus Figueira se desvinculou do PSC e voltou para o Democracia Cristã, partido no qual disputou as Eleições em 2018. Figueira é visto, nos Bastidores da Política, como um forte nome do Governo do Amazonas para fortalecer a relação do executivo com o legislativo.

A posse deve acontecer na próxima terça-feira (23), e Tony Medeiros (DEM) preencheu a vaga de Josué Neto. Durante discurso prometeu que trabalhará para realizar “um mandato extremamente propositivo” para o povo do Amazonas.

Secretarias

Outros nomes também foram redirecionado, como o do advogado Sérgio Litaiff Filho que saiu da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), órgão vinculado ao Sistema Sepror. Agora quem segue no comando da Secretaria é a ex-secretária executiva da Seas, Michelle Macedo Bessa.

A empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) terá na sua direção Sérgio Litaiff Filho. Roselene Silva de Medeiros passa a responder pela coordenadoria-geral da Unidade Integrada de Articulação às Comunidades (Uiac), vinculada à Casa Civil do Governo do Amazonas. Roselene Medeiros está no lugar que antes era de Miltinho Castro da Silva.

Já a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) tem Jorge Elias Costa de Oliveira que assumiu o lugar de Roberto Augusto Tapajós Folhadela.

Apoio do governador
Alessandra tem total apoio do governador Wilson Lima (PSC) e dos deputados da base governista.

Em sua primeira entrevista como nova titular da Seas, Alessandra disse que o governador determinou estudos para ampliar o alcance das ações da pasta. “A prioridade do momento é garantir o básico, que é a segurança alimentar da população que está em situação de vulnerabilidade”, destacou.

Alessandra se licenciou da Assembleia Legislativa, casa onde é detentora de dois mandatos.

Enquanto isso, os oposicionistas Wilker Barreto (Podemos) e Dermilson Chagas (Podemos) disparam farpas, apontam escândalos e erros da atual gestão e não apresentam nenhuma solução para melhorar os problemas que o Amazonas enfrenta na atualidade.