Brasil – Na manhã desta quinta-feira (18), O prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB), confirmou a primeira morte por falta de leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na capital e afirmou ser inviável decretar um lockdown na cidade.

Segundo o prefeito, a prefeitura de São Paulo deve anunciar ainda hoje, a antecipação de feriados para “frear” o avanço do vírus na maior metrópole da América Latina.

Essa medida se mostrou eficiente no ano passado, é uma das que a gente pode anunciar agora no final da manhã“, disse Covas em entrevista à Rede Globo.

Se a gente conseguir 15 dias que as pessoas consigam voltar aos índices de isolamento do início da pandemia, a gente já consegue uma melhora na quantidade de casos e internações. Precisamos desse prazo de 15 dias que os especialistas da vigilância apontaram para conseguir colocar a curva para baixo e atender todo mundo na cidade“, ressaltou.

Bruno Covas ainda informou que a cidade de São Paulo não consegue ter um “efeito de segurança” para implantação de medidas de restrição mais rígidas contra o vírus.

No município é inviável decretar lockdown. A gente tem 1.000 guardas da GCM (Guarda Civil Metropolitana). É inviável fiscalizar se as pessoas estão saindo de casa com mil guardas“, disse.