A OAB Amazonas através da Comissão da Mulher Advogada criou o projeto ‘Ressignificando Vidas Femininas: autonomia e empregabilidade para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar’, que visa encaminhar mulheres vítimas de violência doméstica e familiar ao mercado de trabalho e incentivar o ingresso delas ao empreendedorismo.


A iniciativa tem como parceiros o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), a Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (ADCEA), o Grupo Gérbera, Supermercados DB, a Defensoria Pública (DPE/AM) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM) tem como proposta comemorar o Dia Internacional da Mulher.

O processo de seleção das mulheres para as vagas de trabalho já começou. O cadastro das mulheres incluídas no projeto será encaminhado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, via Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, para a Comissão da Mulher Advogada da OAB, que irá intermediar o contato das mulheres com as empresas interessadas na contratação da mão-de-obra feminina.

Além de fomentar o empreendedorismo, o projeto posteriormente remeterá para que participem de capacitações junto ao Núcleo Especializado em Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública (Nudem/DPE/AM).