O governador Wilson Lima, durante reunião virtual realizada nesta segunda-feira (08/03), com o governador do estado peruano de Loreto, Elisbán Ochoa Sosa, apresentou as principais ações do Governo do Amazonas no combate à pandemia de Covid-19. Na mesma ocasião, convidou o estado peruano a participar da Sala de Situação, coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), para compartilhar experiências no enfrentamento do novo coronavírus.

Wilson Lima e representantes de órgãos estaduais foram convidados pelo governo de Loreto para que apresentassem as ações realizadas para conter o avanço do novo coronavírus.

“Podemos desenvolver uma agenda comum nessa região de fronteira entre Peru, Colômbia e Brasil, não apenas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, mas também para combatermos os casos de malária e para questões ambientais”, destacou o governador.

Elisbán Ochoa Sosa mostrou interesse pelas miniusinas produtoras de oxigênio medicinal que estão sendo instaladas na rede de saúde do Amazonas e durante a reunião, pediu detalhes sobre sua estruturação. Lima explicou sobre a importância das 38 estruturas desse tipo em operação, que juntas produzem 19 mil m³ do gás medicinal todos os dias.

Outro ponto forte da reunião foi a abertura de leitos para receber pacientes diagnosticados com Covid-19, sobretudo a ampliação da rede adaptando espaços nas unidades de saúde.

A Sala de Situação do Amazonas já conta com a participação de autoridades da cidade colombiana de Letícia, da prefeitura de Tabatinga, município amazonense que faz fronteira com a Colômbia, e representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

No estado peruano, há dificuldades para abertura de leitos de UTI devido à falta de recursos humanos.