A veterinária Pryscila Andrade, de 31 anos, morreu nessa terça-feira (2) após contrair Síndrome de Haff. Ela e a irmã, Flávia, de 36 anos, passaram mal logo após se alimentarem de peixe da espécie arabaiana, também conhecido como olho de boi. Ambas se sentiram mal e foram internadas em um hospital particular de Recife (PE), no último dia 16 de fevereiro.

De acordo com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), o peixe era oriundo de Belém, no Pará.

Flávia conseguiu se recuperar e recebeu alta no dia 24 de fevereiro. No entanto, o estado de saúde da veterinária continuou agravado e acabou indo à óbito.

De acordo com Betânia Andrade, mãe das vítimas, Pryscila e Flávia foram internadas horas após almoço, desde quando passou mal.

Flávia ainda sentia dores, mas conseguiu se recuperar em casa, com hidratação.

Enquanto, Pryscila, que comeu uma porção maior do peixe, ficou com o fígado comprometido, rins paralisados e água no pulmão. A veterinária sentia fortes dores musculares e abdominais e seus rins não estavam respondendo a medicação, a respiração ofegante e precisou ser internada em uma UTI.

O filho de Flávia, de 4 anos, comeu do mesmo peixe, mas em uma quantidade pequena e não sentiu nada.

“Minha filha não resistiu. Esse peixe matou minha princesa”, lamentou Betânia.

Após receber alta do hospital, Flávia compartilhou nas redes sociais um vídeo explicando o que havia acontecido com ela e a irmã. Também nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram a morte de Pryscila.

Síndrome de Haff
A Síndrome de Haff, também é conhecida como ‘doença da urina preta’ . A enfermidade é causada pela contaminação com uma toxina que se desenvolve em peixes que não são bem armazenados em temperaturas adequadas. O peixe cria uma toxina no interior que não tem nem odor nem sabor. Outra espécie passível de desenvolver a toxina é o tambaqui.

Pacientes acometidos pela síndrome, conhecida popularmente como ‘doença da urina preta’, costumam apresentar quadros de mialgia, dores musculares intensas principalmente nos braços, coxas e panturrilhas, além de de elevação na taxa de enzimas musculares e presença de urina de coloração escura.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que no último dia 22 “foi notificada, pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), do Recife, de cinco casos de mialgia aguda, que foram considerados como casos suspeitos da doença de Haff”.

O estado de Pernambuco contabiliza, entre os anos 2017 e 2021, teve 15 casos confirmados da doença e, segue com outros cinco casos sob investigação.

Semana Santa
Preocupada com o aumento no consumo de pescados em virtude da aproximação da Semana Santa, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes- PE decidiu por emitir recomendação, em âmbito estadual, pela suspensão da comercialização do peixe da espécie arabaiana. Além disso, foi determinado reforço na fiscalização de feiras livres e mercados, bem como a disponibilização de canais para notificação e emissão de nota técnica voltada aos profissionais da saúde sobre sintomas e tratamentos da síndrome.