O governador petista do Ceará, Camilo Santana, decretou lockdown a partir desta sexta-feira (5) até 18 de março em Fortaleza. No período, somente atividades econômicas consideradas essenciais poderão funcionar. 

A restrição também foi recomendada aos municípios cearenses em situação sanitária mais crítica da pandemia.

A medida do petista foi anunciada em transmissão ao vivo nesta quarta-feira (03), ao lado do prefeito José Sarto (PDT) e do secretário de saúde, Dr. Cabeto. O decreto será publicado nesta quinta-feira (4).

“Sabemos que não é uma decisão fácil. Sei o quanto isso afeta a economia do Estado. Nos últimos seis anos, o que eu mais lutei foi para que a economia do Estado crescesse, gerasse emprego. Mas, neste momento, a única forma que temos até vacinar a população, é fazer o isolamento social rígido”, disse Camilo. 

O endurecimento das regras de isolamento social ocorre em meio ao aumento de casos e óbitos no Estado. Somente nesta quarta-feira (03), 84 mortes foram registradas no Ceará por conta da Covid-19.

Também presente na live, o secretário de Saúde, Dr. Cabeto, fez um pedido para os cearenses.

“São 14 dias muito necessários e é quase um apelo dos profissionais de saúde. Eles estão nos pedindo ajuda para atender a população, isso é um apelo em todas as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e hospitais”, disse o médico.