Amazonas – Nesta terça-feira (2), o deputado estadual Dermilson Chagas (Podemos), “atacou” durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), a atual administração da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Oposicionista ao governo Wilson Lima (PSC), não é a primeira vez que o parlamentar ataca o órgão de segurança pública estadual.

Em 2019, Dermilson Chagas chegou defendeu jovens ‘soldados’ da facção criminosa ‘FDN’ (Família do Norte) que trocaram tiros com a ROCAM (Rondas Ostensivas Cândido Mariano) e acabaram morrendo; o parlamentar os chamou de “vítimas da sociedade”. Além de “defender” os criminosos, Dermilson fez severas críticas a ação da polícia; o que não caiu nada bem para o lado do parlamentar de oposição. O fato ocorreu no bairro Crespo, Zona Sul da capital.

Porém, vale lembrar que quando era líder do governo de Amazonino Mendes na ALE-AM, Dermilson ficou caladinho mediante a contratação da consultoria milionária e fracassada que a empresa do ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, a Security e Safety, firmou com o então governador do Amazonas. A fantasiosa ideia era contratar a empresa para tentar diminuir a taxa de criminalidade que o Estado possuía, mas em resumo, o grau de criminalidade no Amazonas não mudou em nada.

Em discurso hoje na ALE-AM, o parlamentar disse: “Infelizmente, Tabatinga, como Manaus e todos os municípios, estão à deriva da Segurança Pública. Não temos segurança no nosso Estado”, e também aproveitou para “cutucar” o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Louismar Bonates.

A consultoria contratada sem licitação e defendida por Dermilson custou quase R$2 Mi ao cofres públicos do Estado e tinha previsão de custar R$5 Mi foi alvo de um inquérito, por parte do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), para investigar justamente a dispensa de licitação do contrato com a empresa norte-americana