Um homem chamado Nei Carlos Trindade, de apenas 45 anos, morreu por complicações da Covid-19 enquanto esperava um leito de UTI na cidade de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

O paciente aguardou por vagas nos hospitais Universitário e Nossa Senhora das Graças, ambos em Canoas, que não tinham mais leitos de UTI disponíveis.

Chiquinho como era conhecido, “ficou cinco dias lúcido e implorando o leito”, disse a filha Larissa. Ela conta que o pai ficou na fila de espera por uma vaga de UTI até morrer.

A transferência ficou impossibilitada após um agravamento do quadro do paciente, pois de acordo com a Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, o paciente devia estar estável, e que seria muito arriscado deixar o paciente numa ambulância correndo o risco de sofrer uma parada cardíaca durante o trajeto.

O caso é mais um observado na semana em que a pandemia avançou no Rio Grande do Sul, com a ocupação dos leitos críticos se aproximando da capacidade máxima. Até às 16h07 desta sexta-feira (26), o índice de lotação das UTIs do estado era de 93,4%. Já em Canoas, a taxa era de 96,5% e 38 pacientes aguardavam um leito de UTI Covid.