Amazonas – De 1º de janeiro até essa 3ª feira (23.fev.2021), foram reportadas 5.288 mortes pela doença. De março a dezembro de 2020, foram registrados 5.285 óbitos. Os números se referem às datas de notificação das mortes, e não quando elas efetivamente ocorreram. Esse 2º dado demora a ser informado pelas autoridades, em parte porque depende de investigações que podem levar até 9 meses. Assim, a quantidade de mortes desses primeiros 54 dias do ano é provavelmente muito maior do que o número já registrado.

Desde o começo da pandemia até essa 3ª feira (23.fev), foram 10.573 mortes por covid-19 no Estado. O número de infectados pelo coronavírus no Amazonas passa de 309 mil.

Em janeiro, a capital do Estado, Manaus, enfrentou um colapso no sistema de saúde por causa da falta de oxigênio nos hospitais, que já estavam superlotados com casos de covid-19.

O Amazonas passou a transferir pacientes para outros Estados, e recebeu doações de oxigênio de diversas partes do país, além de doações internacionais.

O aumento no número de casos é impulsionado pelas festas de fim de ano, e também pelo período do inverno amazônico, que, historicamente, resulta na maior incidência de casos de todos os vírus respiratórios. A explosão de infectados também pode estar relacionada à presença nova variante do coronavírus (P.1), que aparenta ser mais contagiosa.

O governo estadual, que reabriu as atividades menos de 2 meses depois de ter instituído toque de recolher, em 2 de janeiro, vem flexibilizando as restrições, com autorização para funcionamento de estabelecimentos não essenciais por delivery ou drive-thru, por exemplo.

A restrição de circulação de pessoas nas ruas, que antes durava todo o dia, passou a ser de 19h às 6h.

Fonte: Poder 360