Mães desempregadas podem ser contratadas para trabalhar em escolas e creches de Manaus. A ideia segue um projeto que está sendo implantado na cidade de São Paulo. A Prefeitura vai contratar cinco mil mães de alunos, para trabalhar em escolas municipais. As mães vão auxiliar nos cuidados das crianças e garantir o cumprimento das normas de proteção ao Covid-19 nas unidades escolares.

Essa é mais uma medida para garantir renda as famílias cujos pais e mães estão desempregados, em consequência da pandemia. Também tem o intuito  de melhorar o acompanhamento de cada criança nas escolas e creches municipais.

Na cidade de São Paulo, cada mãe receberá um benefício de R$ 1.115,00, ao mês, pelo período de seis meses. No total, serão aplicados R$ 33,4 milhões no projeto.

Em Manaus ainda não há um número de mães que podem vir a ser beneficiadas pelo programa, a estimativa é seguir o planejamento feito por São Paulo.

Essas mães não substituirão os trabalhadores efetivos ou terceirizados que atuam nas escolas e creches. Cada unidade teria, no mínimo, três mães selecionadas para cuidar de crianças.

Para participar do programa, as mulheres devem ter mais de 18 anos, estarem desempregadas há mais de quatro meses, morar em Manaus e não receber benefício como seguro-desemprego.