Brasil – Em meio ao aumento de casos de Covid-19 registrados entre o fim de 2020 e o começo de 2021, a rede hospitalar da cidade de São Sebastião, no litoral de São Paulo vive uma situação de colapso no sistema de abastecimento de oxigênio. Segundo documentos obtidos pela Jovem Pan, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e a Defensoria Pública do Estado entraram com uma ação envolvendo a prefeitura do município e o Hospital de Clínicas de São Sebastião.

Na peça, estão inseridos áudios transcritos de uma conversa entre um funcionário do hospital e Wagner Aniceto de Souza, chefe do setor de manutenção e responsável pelo controle diário da usinas do hospital.

Nas mensagens trocadas, é possível notar a gravidade da situação quando o funcionário menciona que os ventiladores estariam apitando e que “a rede de oxigênio está baixa”. “Minha colega que está trabalhado lá na UTI já me ligou falou que todos os ventiladores estão apitando, a rede de oxigênio está baixa, todos os ventiladores estão falando”, diz o trabalhador, que continua em outra mensagem. “Quando enche de paciente lá dentro, a qualidade do oxigênio diminui e os ventiladores ficam apitando, e a gente precisa sentar para conversar, para ver o que ficou decidido também, porque agora começou a encher de novo. então a gente ficou uns dois meses com só cinco pacientes lá dentro, cara. Agora, nossa média está aumentando para dez, então, assim, os ventiladores estão gritando porque acho que a rede não está aguentando”. Outro ponto mencionado nos áudios é a falta de manutenção adequada dos equipamentos, com diversas menções ao uso de óleo vencido, defeitos em enchedores e manutenções com longos espaços de tempo. Por fim, a peça também cita problemas relacionados à falta de estrutura, como imagens de um rato dentro das instalações e de larvas em meio a documentos da unidade.

Fonte: Jovem Pan