Em nova live transmitida neste sábado (13), o governador Wilson Lima disse que Manaus sai, a partir de segunda-feira(15), da fase roxa, que representa alto risco de transmissão, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e passa para a fase vermelha, de alerta máximo. No entanto, os demais municípios permanecem na fase roxa.

Wilson Lima disse ainda, que as medidas restritivas e a circulação de pessoas ainda vão permanecer, no período das 19h às 6h da manhã, em todo o Estado, e que é para conter a pandemia no Amazonas o quanto antes. “Não podemos baixar a guarda, e deixar de tomar os cuidados necessários, para que continuemos a avançar nessa batalha”.

Segundo ele, os municípios do interior do Estado vivem ainda a fase roxa, que é aquela em que o estado epidemiológico é o mais crítico, entretanto, “a perspectiva em relação a vacinação é boa e dá esperança”. E, explicou que é necessário que as medidas restritivas permaneçam, para que o Amazonas passe da fase crítica do quadro de evolução epidemiológica.

A capital, Manaus vive uma fase vermelha, grave, mas em número decrescente de infectados, o que possibilita a flexibilizações das medidas restritivas, e com isso, a abertura do comércio e dos serviços em geral, que vão voltar a funcionar, mas, somente na modalidade de drive-thru, e das 8h às 15h.

“As mudanças que estamos fazendo são baseados no nosso quadro epidemiológico. Estamos realizando essa flexibilização de acordo com a nossa capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, explicou.

Os demais serviços permanecem como já informado no decreto anterior.

Os serviços de embelezamento podem ser realizados, desde que, em domicílio.

A partir da próxima segunda-feira (15), em Manaus:

Comércio em geral no sistema drive-thru, de 8h às 15h, mediante o plano de operacionalização elaborados por representantes da classe e aprovados pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19;

Comércio eletrônico;

Obras emergenciais em residências;

Obras de serviços mecânicos, excesso de serviços de pintura e funilaria;

Serviços de beleza, barbearia e similares, ambos exclusivamente em atendimento domiciliar;

Transporte intermunicipal de passageiros restrito ao deslocamento de pessoas para atendimento a serviços essenciais de saúde, e execução de atividades e prestações de serviços cujo funcionamento está permitido no decreto;

Transporte de cargas e de trabalhadores do setor da Indústria;

Atividades físicas ao ar livre.

Durante a fase vermelha, podem operar os serviços essenciais, como supermercados, padarias e farmácias. O atendimento presencial em lojas, restaurantes e lanchonetes fica proibido, mas serviços de delivery podem funcionar normalmente.

Entenda as cores

Fase roxa (Risco muito alto)
Fase vermelha (Alerta Máximo)
Fase laranja (Controle)
Fase amarela (Flexibilização)
Fase verde (Abertura parcial)
Fase azul (Normal controlado)