Manaus  – Há mais de 50 anos, um jovem sonhador deu início ao legado da família Nicolau, e ao Grupo Samel. Com apenas 22 anos de idade, Luiz Fernando Sarmento Nicolau veio da Paraíba do Sul (RJ) para Manaus, e trouxe na bagagem a esperança de salvar vidas.

Em 1968, Luiz foi aprovado na Faculdade de Medicina da Fundação Universidade do Amazonas (FUA), onde se doou pelos cinco anos do curso, graduando-se em 1973, aos 27 anos. Com o canudo na mão, a ascensão da carreira do jovem não teve limites.

No ano de 1974, Nicolau já atuava na área ocupando três cargos. Luiz atendia no Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), na Secretaria de Saúde de Manaus e também era professor universitário da FUA.

Com a experiência na docência e na área hospitalar, no ano seguinte, em 1975, o jovem médico também almejou sucesso na carreira administrativa. Luiz Fernando Nicolau foi para São Paulo e pós-graduou-se em administração hospitalar.

Ao retornar para Manaus com mais uma bagagem, dessa vez intelectual, Luiz fundou em 1976 o Pronto-Socorro e Hospital dos Acidentados, no Centro histórico de Manaus. A iniciativa foi crucial para o império Samel.

Após três anos a frente do Hospital dos Acidentados, Luiz inaugurou o Hospital Samel, em 1979. Atualmente, a Samel é considerada a maior rede de assistência hospitalar de todo o Amazonas.

A excelente colaboração de Luiz para o estado, tanto econômica quanto social, foi reconhecida na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Durante solenidade, Luiz Fernando Sarmento Nicolau recebeu o título de cidadão amazonense pelos feitos significativos.

Com uma trajetória inspiradora e de sucesso, Luiz Fernando Sarmento Nicolau faleceu aos 74 anos, em outubro 2020, deixando então o legado para os filhos.

Evolução da Samel

Em 42 anos cuidando da saúde dos amazonenses, o grupo Samel se expandiu por diversas zonas da cidade de Manaus, sempre caminhando com a tecnologia. Com seis unidades próprias – Hospital Samel; Hospital Oscar Nicolau; Centro Médico Getúlio Vargas; Centro Médico São José; Hospital Samel Boulevard e Centro Médico Via Norte –, o grupo se mantém evoluindo e exercendo seu maior objetivo: salvar vidas.