O Amazonas recebeu neste domingo, (07/02) do Ministério da Saúde, mais 96,2 mil doses da vacina do Instituto Butantan. Um boing 747 da empresa comercial Latam trouxe a carga de imunizantes, que se soma a outras 459.420 mil doses já recebidas pelo Estado – 132,5 mil da AstraZeneca e o restante do Butantan. Dessas, 454.279 doses já foram distribuídas aos 62 municípios do estado. Até o momento último sábado (06/02), o Amazonas já havia vacinado 115.200 pessoas com a primeira dose. Em Manaus, 55.670 já receberam a primeira dose.

Uma megaoperação foi montada no Terminal 1 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, para o desembarque das vacinas, sob escolta da Polícia Federal. As vacinas chegaram armazenadas em embalagens de isopor e, após o desembarque, foram levadas a um carro refrigerado. Ainda sob escolta da PF, seguiram até a sede da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), órgão responsável pelo armazenamento e distribuição aos municípios.

Do total de vacinas destinadas ao Amazonas, 45.830 fazem parte do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, proporcional a todos os estados. Outras 39.720 são do Fundo Estratégico criado com 5% do total de vacinas, para atender os casos prioritários da pandemia de Covid-19 — o Amazonas é o que está sendo beneficiado,l nesse momento de recrudescimento da curva epidemiológica da doença. Um total de 6.110 doses são específicas para os trabalhadores da saúde.

Nesta segunda-feira (08/01) a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus deverá anunciar um novo plano de vacinação. A ideia, discutida no âmbito do Comitê de Crise instalado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Manaus, é avançar com a vacinação para outros grupos prioritários, diante da necessidade de ampliar a cobertura. A cidade enfrenta o seu momento mais crítico desde o início da pandemia e o entendimento do Ministério é de que já há doses suficientes para esse avanço.

A pasta está cumprindo sua determinação de dar prioridade ao Amazonas na imunização, como uma das estratégias para conter o avanço do coronavírus. O Amazonas, com população estimada em 4,2 milhões de habitantes, foi o estado que recebeu, proporcionalmente, o maior número de doses até o momento.

Fonte: Ministério da Saúde