Amazonas – Na manhã desta quinta-feira (4), a FETAM (Federação de Teatro do Amazonas) emitiu uma carta aberta para Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) e em especial para o deputado estadual Dermilson Chagas (Podemos), que durante sessão na última quarta-feira (3), insinuou que quer tirar recursos das Secretarias de Cultura e Esportes.

Não PODEMOS aceitar tal afirmativa, no mínimo, impopular, Sr. Creonte Dermilson. Ela não condiz com a função de secretarias de manter as ações culturais e suas transversalidade no Amazonas. Tal afirmativa expõe a sua total falta de compreensão da importância da cultura, do turismo e do esporte para a economia do Amazonas“, diz trecho da carta

Segundo informações dos bastidores, Dermilson estaria ligado a grupos de políticos “poderosos” e “influentes” no Amazonas, como o senador Eduardo Braga (MDB) e o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), para tentar desgastar ao máximo o governador Wilson Lima (PSC) e assim tira-lo na “marra” do poder.

A carta aberta da Federação diz que entende o lado do parlamentar, mas acredita que após a imunização da população, o que vai impulsionar a economia mundial vão ser a cultura e o turismo. A federação também fez um apelo :”Fortaleçam os setores da cultura e do turismo em vez de retirar o ínfimo recurso destinado a eles“.

A Federação também fez questão de mandar um recado para o parlamentar caso ele continue com essa ideia de tirar dinheiro das pastas da Cultura e Esporte.

Caso não haja diálogo, e se você insistir em usar a Pandemia como palco de protagonismo como tem feito nos últimos tempos, procure um lugar onde isto faz sentido. E também não soterre os resquícios do que ainda temos de investimentos à cultura

Leia a carta na íntegra: