A Prefeitura de Manaus e o governo do Estado iniciam, a partir do dia 8 de fevereiro, o atendimento de matrícula para novos alunos da rede pública de ensino do Amazonas. O procedimento será on-line, para os estudantes que têm em mãos toda a documentação necessária; e por telefone, para aqueles que estão com algum documento pendente.

O calendário de matrículas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) foi suspenso no início do mês de janeiro. Para retomar as matrículas, as pastas definiram novas datas e estratégias, a fim de que não seja necessário atendimento presencial.

As matrículas de novos alunos estarão disponíveis pelo link www.matriculas.am.gov.br ou por telefone, por meio do número da Central de Atendimento Matrículas, que será divulgado posteriormente. Neste ano, o procedimento estará disponível de 7h as 19h, a partir do dia 8 de fevereiro. O prazo para atendimento de novos alunos encerra no dia 12 de fevereiro.

Os pais e responsáveis que dispuserem de toda a documentação necessária para matricularem os filhos deverão se utilizar do atendimento somente pelo site, que segue sendo o procedimento mais rápido para garantir a vaga do estudante. Já o Atendimento Matrículas, por telefone, será reservado somente àqueles que, por algum motivo, estão com documentos pendentes.

Atendimento Matrículas

Ao contactar o telefone disponível, o pai ou responsável irá ouvir uma mensagem pré-gravada, alertando-o de que a ligação será retornada (callback). A ideia deste procedimento é que não sejam criadas filas e, consequentemente, o solicitante não espere tanto tempo para ser atendido pela equipe das secretarias de Educação.

No retorno da ligação, o pai ou responsável deverá passar as informações do filho para que o atendente realize um cadastro e, por seguinte, a matrícula na escola desejada. Caso não haja vaga na unidade, ele será alertado e deverá optar por outra escola.

Apesar do serviço do Atendimento Matrículas ser realizado totalmente por meio de ligação telefônica, as secretarias de Educação reforçam que, ao retornarem às aulas presenciais, os alunos deverão levar a documentação pendente já na primeira semana de aula.

A gerente de matrículas da Semed, Darlene Liberato, reforça que os pais precisam ter paciência, pois são muitas vagas e todos serão atendidos, via web ou telefone. “Sob orientação do prefeito David Almeida, a Semed buscou a Seduc, para nos organizar conjuntamente e realizar o melhor atendimento possível. Outro ponto é que os pais não precisam sair de casa e se aglomerar nas escolas, porque temos estrutura para atender tanto pela internet quanto por telefone”, disse a gerente.

Transferência

Agendado, inicialmente, para acontecer entre os dias 22 e 25 de janeiro, o período de transferências será realizado após a retomada das aulas. O serviço estará disponível de maneira on-line, também pelo site de matrículas.

“A prioridade nessa retomada do atendimento são aqueles alunos que ainda não estão matriculados em escola pública do Estado e de Manaus. Aqueles estudantes que já fazem parte de uma das redes estão com suas vagas garantidas. Após o retorno das aulas, as secretarias irão informar quando eles poderão pedir transferência de escola”, alertou a gerente de Matrículas da Seduc, Irlanda Araújo.

Números

Neste ano, a rede municipal deve atender quase 263 mil crianças, com a abertura de 46 mil vagas para novos estudantes. Já a rede estadual espera atender aproximadamente 589 mil estudantes, entre alunos em continuidade de ensino e novos alunos, em 599 unidades escolares. Para novos alunos, estão sendo ofertadas 168 mil vagas.