Flagrado durante revista em uma embarcação no rio Solimões, no município de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus), na manhã do último sábado (30), um homem de 27 anos foi surpreendido transportando 11 toneladas de pescado ilegal pelos agentes da Base Fluvial Arpão, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O valor estimado da mercadoria é de R$ 820 mil.

Segundo os agentes, a prisão ocorreu na embarcação Rei Jesus, que havia saído do município de Jutaí, tinha como destino Manaus. O comandante do barco, cuja identidade foi preservada, foi detido e a mercadoria apreendida. Havia oito toneladas de pirarucu e três toneladas de tambaqui.

O pescado e o homem foram levados à Delegacia da Base Arpão. Os policiais também apreenderam a embarcação.

Criada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a Base Arpão atua de forma integrada com efetivos das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Força Nacional, Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Importante é lembrar que estamos em período de defeso, que é a época do ano em que a pesca de determinada espécie está proibida, para preservação.

Neste período, as denúncias podem ser feitas por meio do 181, o disque-denúncia da SSP-AM. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, em todo o Estado.