O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) recebeu várias ligações pelo 193, na tarde desse domingo (31), para realizar vistorias no locais onde foi sentido um tremor por moradores de prédios em Manaus. Não houve registro de vítimas feridas, nem danos materiais. A equipe do Auto Bomba Tanque (ABT-29) foi acionada para fazer a averiguação.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, as ligações vieram dos seguintes locais: Dom Pedro Living Confort; Smille Cidade Nova; Topázio Parque Dez; Dom Pedro do Tiago de Melo; Ponta Negra Smille; no Parque Dez do Edifício Nápole e também do Adrianópolis, Prédio Tereza.

O major Janderson Lopes explicou que a equipe não atua na parte de Geologia, e frisa que não pode confirmar se haverão novos abalos sísmicos. Mas, alertou que diante dessa situação, é necessário manter a calma e evacuar o prédio pelas escadas de emergências ao sinal de qualquer ruído, e de preferência, evitar o uso dos elevadores.

O tremor foi sentido em consequência do terremoto ocorrido na Guiana, de magnitude 5,7. O tremor foi sentido também por cidadãos de Roraima, em Boa Vista, e cidades no entorno, além de outros municípios do Amazonas. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), a onda sísmica do tremor cerca de 40 quilômetros da fronteira com o Brasil, em Roraima. E foi registrado uma profundidade de 9,7 quilômetros, considerada relativamente rasa.

Também no domingo, o Centro de Sismologia da USP registrou um tremor de terra próximo a cidade de Calama, no norte do Chile.

Calma

“Diante dessa situação, a orientação é manter a calma e evacuar o prédio pelas escadas de emergências ao sinal de qualquer ruído e o evitar o uso dos elevadores”, aconselhou o major Janderson Lopes, do Corpo de Bombeiros.