Vacina – Falta pouco para o mundo ter uma nova vacina contra a covid-19 disponível no mercado. A farmacêutica estadunidense Novavax apresentou nesta quinta-feira (28) os resultados da última fase de testes do seu projeto, que deve se lançado oficialmente nas próximas semanas.

Segundo o comunicado da empresa, a última fase de testes alcançou uma eficácia de 89% em geral, resultado considerado bastante favorável, ainda mais considerando que ao menos 50% dos voluntários imunizados foram expostos à nova variante britânica, indicando que o produto responde bem a esta cepa.

Porém, o mesmo não acontece no caso da variante sul-africana. A Novavax também realizou testes na África do Sul, e nesse caso, a eficácia caiu para 60%, número ainda considerado bom, mas bem menor que no caso das demais cepas. De qualquer forma, a empresa afirma que já está trabalhando em uma adaptação do produto para melhorar seus resultados no caso dessa variante.

Não houve testes da nova vacina com a variante brasileira, considerada pelos especialistas mais contagiosa que as cepas britânica e chinesa, e tão perigosa quando a sul-africana.

A vacina da Novavax foi produzida a partir de uma de células de inseto, através de técnicas de modificação genética.

Fonte: Revista Fórum