Com início marcado para esta sexta-feira (29), a vacinação contra a Covid-19, em Manaus, para idosos com idade de 80 anos ou mais, foi bastante movimentada. O atendimento está sendo realizado por uma equipe médica, foi pensado para evitar aglomerações, e garantir o acesso a esse público. O horário do atendimento está marcado para ser, sempre, das 9h às 16h. Mas o desejo de ter o familiar imunizado fez com que a corrida aos postos produzissem filas logo nas primeiras horas deste primeiro dia de vacinação. Às 7h30 os postos de vacinação já formavam filas de pessoas que levavam seus idosos para serem imunizados.

No posto de vacinação do Sesi, na zona Leste, a fila de carros se estendeu até o lado de fora do clube

A imunização será realizada em postos fixos e drive-thru, para as pessoas que podem se locomover usando transporte próprio, e postos fixos, para quem se desloca a pé ou utiliza o transporte coletivo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

São cinco locais selecionados para a aplicação do imunizante: Complexo de Exames do Detran (zona Norte), estacionamento da Universidade Paulista – Unip (zona Sul), balneário do Sesc (zona Oeste), Clube do Trabalhador do Sesi (Zona Leste) e shopping Phelippe Daou (zonas Norte e Leste).

A medida visa distribuir a demanda, para evitar aglomerações e garantir segurança à população a ser imunizada, atendendo inicialmente os idosos dessa faixa etária, que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro.

A vacinação acontecerá no horário de 9h às 16h, em todos os cinco locais espalhados pelas diferentes zonas da cidade.

O cronograma utilizado para a oferta das doses é baseado na idade e no mês de nascimento dos idosos. A primeira semana de vacinação, entre os dias 29 de janeiro e o dia 3 de fevereiro, é voltada para a população com 80 anos ou mais.

Já na segunda semana, entre os dias 4 e 9 de fevereiro, serão contemplados os idosos entre 75 e 79 anos de idade. Na terceira semana (de 10 a 15 de fevereiro), será a vez do público entre 70 e 74 anos.

O atendimento das pessoas idosas de 80 anos ou mais segue até a próxima quarta-feira (3/2),

A quantidade de imunizantes destinados ao atendimento desse grupo, definido como prioritário na primeira fase da campanha nacional de imunização contra a Covid-19, é de 20.259 doses da vacina AstraZeneca/Oxford.

A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa (Devae), enfermeira Marinélia Ferreira, estará na Universidade Paulista (Unip) na zona Centro-Sul, um dos pontos de vacinação nessa sexta.