Um idoso de 61 anos, hospitalizado no Royal Cornwall Hospital, na província de Cornuália, na Inglaterra, com linfoma de Hodgkin em estágio III, teve a remissão da doença após contrair o novo coronavírus.

O linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer do sistema linfático, onde estão as células responsáveis pela imunidade. O câncer origina-se com maior frequência na região do pescoço e tórax, e é mais comum entre homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

De acordo com os autores da publicação médica, o homem foi internado pelo departamento de hematologia do Royal Cornwall Hospital com inflamação nos gânglios e perda de peso.

Ele já fazia hemodiálise para insuficiência renal em estágio terminal, após um transplante de rim mal sucedido.

Após o diagnóstico, o idoso foi internado com falta de ar, chiado no peito e pneumonia. A contaminação pelo coronavírus foi confirmada logo após exame de PCR.

De acordo com os médicos, o paciente ficou em tratamento por 11 dias e teve alta médica para se recuperar da Covid-19 em sua residência. Não foram medicados corticosteroides ou imunoquimioterapia, remédios usados no tratamento do linfoma.

Após 4 meses, os médicos confirmaram que o inchaço dos nódulos haviam diminuído. Exames de tomografia revelaram a remissão do linfoma.

A hipótese dos médicos no artigo é que a infecção por Covid-19 desencadeia uma resposta imunológica contra o tumor. As citocinas inflamatórias produzidas em resposta à infecção podem ter ativado as células T específicas com antígenos tumorais e células que lutam naturalmente contra tumores.

Ainda de acordo com o artigo, casos de remissão espontânea já foram descritos, mas há outras infecções infecciosas por pneumonia infecciosa e linfoma não-Hodgkin grave.