Em decorrência das inúmeras fraudes na campanha de vacinação, conduzida pelo poder legislativo da prefeitura de Manaus, o Ministério Público do Amazonas pediu a prisão preventiva do Prefeito David Almeida, da secretária de saúde Shadia Fraxe, do Secretário de Limpeza Urbana, das irmãs Gabrielle Lins e Isabelle Lins, entre todos os outros suspeitos de furarem a fila da vacinação contra o Covid-19.

De acordo com o Desembargadoor José Hamilton Saraiva dos Santos, foi constatada a contratação de 10 médicos, para o cargo de Gerente de Projetos, com remuneração de cerca de R$ 9.000,00, um dia antes do início da campanha de vacinação, para serem vacinados no dia seguinte, primeiro dia do processo.

O desembargador apoia a tese de que dentre diversas acusações, David Almeida cometeu o crime de falsidade ideológica, quando, supostamente, inseriu declaração falsa, ao nomear médicos para exercerem atividade médica, porém, no cargo de Gerente de Projetos. Ademais, sustenta que a Secretária Municipal de Saúde, Shadia Hussami Hauache Fraxe, e o Médico/Assessor, Djalma Pinheiro Pessoa Coelho, serviram de executores materiais dos atos necessários à prática da falsidade ideológica, perpetrada pelo Chefe do Poder Executivo Municipal.

A denúncia aponta que a contratação dos médicos ocorreu em paralelo com conversas pessoais entre Shádia Fraxe, secretária municipal de saúde, com o seu assessor, Djalma Coelho, que realizou reuniões pessoais com os contratados.

Confira a lista das possíveis prisões que podem ocorrer nos próximos dias:

David Antonio Abisai Pereira de Almeida

Shadia Hussami Hauache Fraxe

Luiz Cláudio de Lima Cruz,

Djalma Pinheiro Pessoa Coelho

Stenio Holanda Alves

Clendson Rufino Ferreira

Sebastião da Silva Reis

Bento Martins de Souza

Jane Soares Pereira

Tamyres Kutchma de Albuquerque

Gabrielle Kirk Maddy Lins

Isabelle Kirk Maddy Lins

Ilcilene de Paula da Silva

Carlos Augusto do Couto Valle Bonfim Borborema

Fernanda Alves Bueno de Oliveira

Manoel Charlete Pereira Júnior

David Louis de Oliveira Dallas Dias

Gabriela Pereira de Aguiar

Tatiana Mota Lotti

Alessandro Silva Pontes

Carla Angelina Lima Ribeiro Frota

Jane Mará Silva de Moraes de Oliveira.