O Grupo de saúde Samel publicou um vídeo em que revela um balanço de suas ações ao longo do último ano da Pandemia do Coronavírus. Nas imagens, o presidente executivo, Luis Alberto Nicolau, aparece juntamente com o Dr. Daniel Fonseca, Diretor Técnico, que começa informado os númeoros das últimas semanas e do período de quase dezmeses.

Na última semana, a Samel tinha 253 pacientes internados por Covid-19 que, nessa semana caiu para 217 internados, tendo uma diminuição de 16% no número de internações.

Ao longo do ano pandêmico, ente Maio de 2020 e Janeiro de 2021, a Samel tratou de 2568 internações por Cocid-19, tendo 2053 altas domésticas, e 298 óbitos, representando 12% do total de casos.

Luis Alberto Nicolau ressaltou o mérito da Samel em apostar de forma pioneira no método de Respiração Não Invasiva (RNI), que chegou a ser ridicularizada no começo dos procedimentos, porém mostrou-se um tratamento eficaz que salvou vidas ao longo da pandemia.

A Samel também foi responsável por empreender hospitais de campanha no combate à Pandemia, e admnistrar os hospitais, aplicando seus protocolos e padrões de cuidados, com parcerias publico-privadas, tanto com o Estado do Amazonas, até mesmo com o Exército brasileiro, no Brasil e em países da América Latina.

Para o combate da segunda-onda, A Samel preparou-se contratando mais funcionários, comprou mais equipamentos, ampliando o número de leitos e, até mesmo, engajou campanhas de doação de oxigênio e equipamentos médicos para a rede pública de saúde.

Por fim, o presidente reafirmou o seu compromisso em estar a disposição do povo do Amazonas, para cuidar da melhor forma o nosso estado.