Da Gazeta Brasil

O governo britânico anunciou nesta quinta-feira (21) que os participantes de festas clandestinas durante o lockdown no Reino Unido enfrentarão multas individuais de até £ 6,4 mil – cerca de R$ 47 mil – no caso de reincidência.

Mais de 94 mil pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus morreram no Reino Unido até agora, incluindo 1.290 identificadas nas últimas 24 horas.

Ainda que a maioria da população respeite o lockdown, o ministro britânico do Interior, Priti Patel, denunciou em entrevista coletiva “uma pequena minoria que se recusa a fazer o necessário”, anunciando o endurecimento das sanções.

“Na próxima semana, iremos introduzir uma nova multa de £ 800 para participantes de festas privadas, que dobrará para cada reincidência, até um máximo de £ 6,4 mil”, afirmou Patel. Essas multas são destinadas a quem participa de encontros de mais de 15 pessoas em uma residência.

“Esse comportamento irresponsável representa uma ameaça significativa à saúde pública. Não só para os presentes nesses eventos, mas também para os nossos formidáveis ​​policiais que intervêm para acabar com eles”, acrescentou Patel.

A polícia britânica já aplicou mais de 140 multas, totalizando £ 39 mil (cerca de R$ 287 mil), por crimes relacionados à violação do lockdown no intervalo de dois dias em Londres, uma cidade particularmente afetada pelo vírus. Meio a estes eventos clandestinos, a polícia pôs fim a uma festa que reunia 40 pessoas em uma casa no bairro de Brick Lane.

Para combater uma segunda onda do coronavírus que está varrendo o Reino Unido e suspender o lockdown, o governo aposta na imunização. Quase 5 milhões de pessoas já foram vacinadas com uma das duas vacinas autorizadas no Reino Unido, a da AstraZeneca/Oxford e a da Pfizer/BioNTech.

Priti Patel atacou a desinformação em torno das vacinas, “especialmente todas as mensagens dirigidas a pessoas de minorias étnicas”, depois que uma pesquisa descobriu que esses grupos eram mais relutantes a se vacinar do que o resto da população.

“Esta vacina é segura para todos nós. Vai proteger você e sua família. Esta é a nossa melhor chance de vencer esse vírus”, acrescentou ainda o ministro.