Do Gazeta Brasil

São Paulo deverá ter regras mais duras de isolamento social nos finais de semana: a ideia é que a partir da noite desta sexta-feira (22) todo o Estado entre na fase vermelha, da qual só sairá na segunda-feira, quando cada região retornará para a fase em que se encontrava. A informação é do O Estadão.

O anúncio da mudança está programando para acontecer, segundo o jornal, na sexta-feira (22) em coletiva no Palácio dos Bandeirantes. A medida também deverá se repetir em outros finais de semana.

O plano do governador João Doria (PSDB) é que a partir da noite de sexta-feira (22), os 645 municípios tenham medidas mais restritivas entre as noites de sexta e as manhãs de segunda-feira. O governo deve anunciar que todas as cidades terão que restringir ao máximo as atividades do comércio nos próximos fins de semana. A partir de cada segunda, os municípios devem voltar às suas respectivas fases.

A nova estratégia, porém, também prevê o fechamento de bares, restaurantes e de todos os serviços que não são considerados essenciais depois das 20h, todos os dias, de segunda-feira à sexta-feira, uma espécie de “toque de recolher” contra a covid-19.

Na fase vermelha, a mais crítica do Plano São Paulo, está proibida a abertura de comércios, shoppings centers, salões de beleza, academias e qualquer outro evento que gere aglomeração. Atualmente, a maior parte do estado está nas fases amarela e laranja, com o funcionamento de serviços em determinados horários, com exceção de Marília, que está na vermelha.