A indígena, Vanda Ortega, de 33 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a covid-19 no Amazonas. Ela é técnica de enfermagem e mora no Parque das tribos, no Tarumã, zona oeste de Manaus. A aplicação do imunizante foi durante apresentação oficial do Plano Estadual de Imunização pelo governador Wilson Lima, na noite desta segunda-feira (18).

No bairro em que mora, 32 indígenas testaram positivo para a covid-19 neste novo surto da doença. E Vanda aproveitou o momento para pedir ao governador que “olhe pelos povos indígenas”. Ela também chamou à atenção da população indígena para que aceite a vacina, que é uma forma de ficar imunizada contra a doença.

Oriunda da comunidade ribeirinha de Amaturá, a técnica de enfermagem pertence ao povo indígena Witoto, mas mora a cerca de 11 anos na capital e trabalha tratando pacientes na Fundação Alfredo da Matta.

No momento em que estava prestes a receber a primeira dose do imunizante, ela foi informada que outros quatro familiares estavam sendo levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales, com dificuldades respiratórias. Após a aplicação da vacina ela deixou o local e seguiu em direção à UPA.

Ela também é militante indígena na luta em defesa dos povos indígenas.