Brasil – O Ministério da Cidadania prorrogou, por mais 90 dias, a suspensão de procedimentos operacionais e de gestão do Programa Bolsa Família e do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), por conta da situação de emergência da saúde pública no Brasil, decorrente da pandemia do novo coronavírus.

A medida foi publicada na edição desta segunda-feira (18) do DOU (Diário Oficial da União) e considera, segundo o texto, a necessidade de evitar aglomerações, bem como a exposição de beneficiários do Bolsa Família, famílias, pessoas em busca de atendimento e funcionários à infecção pelo novo coronavírus.

Além disso, a portaria leva em consideração que a operação do programa social ainda continua prejudicada, sobretudo nos municípios, por situações “como suspensão de aulas, direcionamento de atividades das unidades de saúde para atender aos infectados pela covid-19, e alteração no funcionamento de alguns Centros de Referência de Assistência Social e demais postos de cadastramento”.

Pagamento do Bolsa Família começa hoje

O calendário de pagamentos do Bolsa Família começa nesta segunda-feira (18) para beneficiários com dígito final 1 do NIS (Número de Identificação Social). É o primeiro pagamento sem o auxílio emergencial, que terminou em dezembro de 2020.

Programa com 14 milhões de famílias inscritas, o Bolsa Família paga os beneficiários conforme o dígito final do NIS. Os depósitos ocorrem sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês. Neste mês, vai até o dia 29, conforme a Caixa Econômica Federal, responsável por operar o benefício.

Fonte: R7