Foto: Conceição Melquiades

Confirmado o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). o sequenciamento genético feito pela Fiocruz comprovou a reinfecção com nova linhagem do vírus encontrado no Japão

A notificação foi encaminhada na noite de terça-feira (12) para o Centro Estratégicos de Informações de Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, após a confirmação do resultado emitido pela Fiocruz. Que confirmou que uma paciente de 30 anos, atende aos critérios de definição de casos como, por exemplo, dois exames positivos de Rt-PCR no intervalo de noventa dias, entre a primeira e a segunda infecção.

Na análise realizada pela Fiocruz, foi verificado que a sequência genética do vírus, presente no segundo episódio, é referente à linhagem B.1.1.28 (K417N/E484K/N501Y), variante amazônica descrita inicialmente no Japão.

O diretor de Inovação e Pesquisa da Fiocruz – Amazônia, Felipe Naveca, virologista de formação, foi o responsável pela identificação do primeiro caso de reinfecção no Amazonas.

Segundo ele, A paciente já está curada. E outros casos identificados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas seguem em investigação para identificação de reinfecção.

Com informações da assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui