Além do oxigênio, o governo estadual requisitou o Hospital Nilton Lins para abrir 103 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, sendo 81 leitos clínicos e 22 de UTI. A unidade serviu, de abril a julho de 2020, como base para o hospital de Combate à Covid do Estado, com 1,8 mil atendimentos, incluindo o tratamento de indígenas.

A SES-AM, juntamente com o Centro de Serviços Compartilhados (CSC-AM), lançou, no sábado (09/01), o chamamento público para contratar empresas interessadas em prestar serviços para o Estado, no Hospital Nilton Lins.

Um recrutamento de profissionais de saúde também está sendo realizado pela SES-AM, desde a última quarta-feira (06/01), para o reforço da rede assistencial de saúde pública do Amazonas.

Já foram dobrados os contratos de mais de 1,1 mil servidores que já atuam na rede estadual de saúde, acrescentando mais 10 plantões mensais, para cada funcionário. Além disso, via banco de dados do Ministério da Saúde, 193 contratações temporárias já foram realizadas para fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos.

Esforços do Município – A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) vem intensificando, desde o dia 2 de janeiro, as ações para conter o avanço da pandemia de Covid-19 na cidade. Uma das primeiras medidas foi destinar três UBSs Móveis para atendimento às pessoas que vivem em regiões de maior vulnerabilidade social, nas quais ainda não existem pontos de atenção da rede municipal de saúde e onde está havendo aumento no número de casos.

Nessas UBSs são oferecidos atendimentos exclusivos a pacientes suspeitos de Covid-19 e síndromes gripais com consulta, diagnóstico por testagem rápida e RT-PCR, e dispensação dos medicamentos prescritos de acordo com cada caso.

Além delas, a Semsa destinou outras 17 UBSs que funcionam em horário diferenciado, mais a Clínica da Família Carmen Nicolau para atendimento exclusivo dessa demanda.

Para oferecer respostas mais rápidas e eficientes, a Semsa também instalou, na última quinta-feira (07/01), um Gabinete de Crise para o monitoramento diário de ações e estratégias de enfrentamento à Codiv-19, com representantes das áreas técnicas de Operações, Logística, Administração, Planejamento e Comunicação, sob um comando único. O Gabinete foi criado a partir de um modelo de gestão compartilhado pelo Hospital Sírio-Libanês.

A Prefeitura de Manaus vai inaugurar, nos próximos dias, uma ala de atendimento exclusivo a casos de Covid-19 e outras síndromes gripais na UBS Nilton Lins, que funciona no complexo da universidade, na zona Centro-Sul da capital. A medida visa ampliar o acesso da população à assistência primária, com orientação e cuidados no início dos sintomas da doença causada pelo novo coronavírus.