Notícias falsa são amplamente divulgadas nas redes sociais o tempo todo, se alimentam principalmente de pessoas humildes e com pouca informação. As manchetes apelativas têm o intuito de recorrer ao emocional do leitor e atrair acessos aos sites, contudo, prejudicam pessoas comuns, políticos e até mesmo empresas.

Em Manaus, alguns sites, cujo interesse é puro cunho político, noticiaram que o Comando Militar da Amazônia (CMA) havia montado um hospital de campanha, em Manaus. A notícia dizia ainda, que a construção em tempo recorde confirmava a incompetência do governador do Estado.

O Amazonas está vivendo uma segunda onda da pandemia e muitas famílias, principalmente as que possuem pouco recursos financeiros, estão fragilizadas e perdendo entes queridos e amigos.

Com a pandemia do novo coronavírus, a ambição de muitos portais, sites e blogs em publicar por primeiro, não estão checando o conteúdo e acabam espalhando notícias fakes (notícia falsa ou manipulada que se destina sempre a alterar a verdade para atacar a honra de ato ou pessoa em proveito próprio).

Dessa vez, e com a segunda onda de Covid-19 em vários municípios, mais uma vez foi noticiado uma fake News envolvendo o nome do executivo estadual do Amazonas e o Exército Brasileiro, que de imediato desmentiu a informação a respeito da estrutura montada no Hospital Militar de Área de Manaus (HMAM).

O Comando Militar informou, por meio de nota, que não se trata de um Hospital de Campanha. Que é um núcleo de apoio de saúde, composto por uma barraca com quatro leitos de UTI, destinados a aumentar a capacidade de terapia intensiva. Conforme a nota, o Hospital Militar de Área de Manaus atingiu 100% da ocupação de seus leitos de UTI e, que esse núcleo de apoio ao HMAM é destinado ao público interno, composto por militares da ativa, inativos, dependentes e servidores civis vinculados.

Perseguição
Wilson Lima, que também é jornalista, se diz perseguido pela imprensa marrom, que divulga fake news em blogs e redes sociais. O governador, em certa ocasião, chegou a suplicar aos colegas que chequem à fonte e o conteúdo sempre.

Em 2018, no primeiro ano de Governo, Wilson Lima foi vítima de muitas denúncias protocoladas na Justiça. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acumulou mais de 150 denúncias de mensagens falsas e conteúdos ofensivos a políticos em Manaus. O TRE determinou a exclusão de cerca 92 conteúdo das redes, rastreou 20 IPs, identificou 32 usuários responsáveis por conteúdos considerados impróprios.

Poder da Fake News
Sempre é bom ressaltar que as Fake News têm um grande poder viral, ou seja, se espalham rapidamente. E podem prejudicar muitas pessoas. A imprensa tem papel fundamental na sociedade, o de promover o pensamento crítico fundamentado no que é real.