Em nota, nesta terça-feira (5), o Itamaraty informou que “está confirmada a importação de 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford produzidas na Índia”. Provavelmente, a data de entrega será a partir de meados deste mês.

O Governo brasileiro, junto aos Ministérios da Saúde e das Relações Exteriores, divulgou que não há qualquer tipo de proibição oficial do governo da Índia em relação à exportação de doses do imunizante contra a Covid-19.

“As negociações entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Serum, da Índia, para a importação pelo Brasil de quantitativo inicial de doses de imunizantes contra a Covid-19 encontram-se em estágio avançado, com provável data de entrega em meados de janeiro.”

Depois de noticiado que a Índia não exportaria as milhões de doses requeridas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o diretor do Instituto Serum, Adar Poonawalla, e o chefe do laboratório Bharat Biotech, comunicaram mais cedo que darão suporto não somente a Índia, mas para todos os países.

Na segunda-feira (4), a Fiocruz havia anunciado a intenção de antecipar o início do plano de vacinação com doses da vacina Oxford, que poderia acontecer em 20 de janeiro no Rio de Janeiro.