Em formato virtual o Papa Francisco concedeu neste dia 25 de dezembro, a tradicional benção Urbi et Orbi (à cidade e ao mundo).

Sem a presença de fiéis na praça local, devido o distanciamento social na Itália, a  celebração foi gravada na Sala das Bênçãos da Basílica de São Pedro.

O líder católico pediu na celebração natalina que o “espírito de cooperação internacional” dos dirigentes políticos de todos os países sejam renovados e, que todos tenham acesso às vacinas e tratamento necessários para cuidar dos pacientes infectados com o coronavírus.

Francisco disse que para que a “luz de esperança” seja levada ao mundo inteiro é preciso que as vacinas estejam “à disposição de todos”. “Não podemos deixar que os nacionalismos fechados nos impeçam de viver como a verdadeira família humana que somos. Não podemos deixar que o vírus do individualismo radical nos vença e nos torne indiferentes ao sofrimento de outros irmãos e irmãs”, afirmou.

O papa também pediu esperança para o continente americano, considerado o mais crítico no combate à pandemia. Segundo o religioso, a doença “exacerbou os inúmeros sofrimentos” que afetam as Américas, “muitas vezes agravados pelas consequências da corrupção e do narcotráfico”. Francisco também dedicou a benção às famílias que não puderam passar o Natal juntas.