Amazonas – Quatro meses antes de completar 75 anos, o ex-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Josué Filho, deu entrada no pedido de aposentadoria compulsória das atividades na Corte de Contas em razão da idade, a contar de 5 de abril de 2021. 

O pedido foi tornado público pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello, durante a pauta administrativa da 42ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno (35ª sessão virtual), nesta quarta-feira (16). 

Com a decisão, o grupo de conselheiro do tribunal irá ficar desfalcado pelo menos por enquanto. Isso porque Josué Neto (PRTB) articula na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas), uma manobra para tentar conseguir a vaga deixada por seu pai no conselho. Vale lembrar que o cargo de conselheiro no TCE é vitalício, ou seja, até se aposentar, como fez Josué Filho.

Segundo informações dos bastidores da política amazonense, o responsável pela mediação de transição que pode garantir a entrada definitiva do presidente da ALE-AM no conselho, é o senador Eduardo Braga (MDB).